quarta-feira, 24 de junho de 2026
Faxinal - Mulher é encaminhada ao hospital após ser agredida pelo ex
Uma mulher foi encaminhada ao hospital de Faxinal na madrugada desta quarta-feira (24) após ser agredida pelo ex-companheiro. Segundo a Polícia Militar, a vítima possui medida protetiva contra o suspeito.
A vítima relatou que o ex entrou em sua residência na noite de terça-feira (23) e se recusou a sair. Segundo ela, o homem a agrediu, fez ameaças de morte, trancou as portas da casa e monitorou seu celular para impedir que deixasse o local.
Os policiais constataram lesões nos lábios e nos braços da mulher. Ela também estava bastante abalada. A equipe realizou buscas pelo suspeito, mas ele não foi localizado.
Após receber atendimento médico e passar por exame de lesão corporal, a vítima foi levada para casa. Os policiais orientaram familiares para que ela permanecesse acompanhada durante a noite. O caso foi registrado e será investigado.
Fonte - Boletim da PM
sábado, 20 de junho de 2026
FAXINAL – Expedição das Cachoeiras promete aventura, natureza e experiências inesquecíveis
Os amantes do ecoturismo e da aventura já podem se preparar para mais uma grande experiência em Faxinal. No dia 30 de agosto de 2026 será realizada a 2ª Expedição das Cachoeiras, evento organizado pela Faxinal Adventure Ecoturismo, com apoio da Secretaria Municipal de Turismo.
A programação marca oficialmente o início da temporada de roteiros turísticos nas cachoeiras do município e levará os participantes para uma imersão nas belezas naturais do Cânion do Cruzeiro, um dos cenários mais impressionantes da região.
Segundo o organizador e guia de turismo Lucas César, a proposta é proporcionar momentos de contato direto com a natureza, aventura e contemplação. O percurso contará com trekking por estrada rural, saindo da Bufadeira do Cruzeiro até a Estância Serra do Arreio, além de caminhada por trilhas dentro do cânion, passagem por rios e visita a diversas cachoeiras.
Um dos destaques será a possibilidade de realizar rapel na Cachoeira Chicão II. A atividade é opcional e terá custo à parte para os interessados.
O valor da inscrição para a expedição é de R$ 65 por pessoa e inclui guia local especializado, seguro aventura e acompanhamento de um bombeiro civil durante todo o percurso, garantindo mais segurança aos participantes.
Ao final da aventura, os participantes poderão desfrutar de um almoço rural no Rancho Catavento. O almoço não está incluído no valor da inscrição e deve ser reservado antecipadamente. O custo é de R$ 50 por pessoa, interessados devem falar com Aline, no fone 43 98444-9743. As inscrições e informações podem ser obtidas diretamente com Lucas César pelo telefone (43) 99693-2000.
Prefeitura de Faxinal realiza 8ª Conferência Municipal de Saúde
O evento aconteceu no Centro de Convivência da Pessoa Idosa e teve como tema “Saúde, Democracia, Soberania e SUS: Cuidar do Povo é Cuidar do Brasil”. A conferência reuniu profissionais da saúde, gestores, usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e representantes da comunidade para discutir desafios, compartilhar experiências e apresentar propostas voltadas ao aprimoramento dos serviços de saúde.
A programação contou com a participação do secretário municipal de Saúde, Reginaldo da Cruz Júnior, representantes da administração municipal, do prefeito Hermes Santa Rosa, da primeira-dama e secretária de Promoção Social Selma Costa Santa Rosa, além de Rosineia Garcia, representante da 16ª Regional de Saúde, Apucarana e vereadores Felipe Milani, Marcela Carvalho Rodrigues, Pedrinho das Três Barras, Carlinhos Manco e Sandra Rimovicz.
A palestra principal foi conduzida por Letícia Cristina Bento, diretora do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Ivaí e Região (CISVIR), que abordou temas relacionados ao fortalecimento da saúde pública e à importância da participação da sociedade na construção das políticas do SUS.
Durante o encontro, foram realizados debates, discussões em grupos e apresentação de propostas. Ao final da conferência, foi realizada a eleição de delegado(a) que representará o município na Conferência Estadual de Saúde.
O prefeito Hermes Santa Rosa destacou a importância da participação da comunidade na construção das políticas públicas de saúde.
“Momentos como a Conferência Municipal de Saúde são fundamentais para ouvir a população, os profissionais e todos que fazem parte da rede de atendimento. O diálogo e a participação coletiva ajudam a identificar desafios e construir propostas que contribuam para o fortalecimento da saúde no município”, afirmou.
O secretário municipal de Saúde, Reginaldo da Cruz Júnior, ressaltou a importância do evento como instrumento de planejamento e melhoria dos serviços oferecidos à população.
“A conferência é um espaço democrático onde podemos avaliar o trabalho realizado, ouvir sugestões e construir novos caminhos para aprimorar cada vez mais o atendimento em saúde. A participação dos usuários e profissionais é essencial para que as ações estejam alinhadas às necessidades da comunidade”, destacou.
A 8ª Conferência Municipal de Saúde reforça a importância da participação popular e do diálogo entre gestores, trabalhadores e usuários, contribuindo para a construção de uma saúde pública cada vez mais organizada, participativa e alinhada às necessidades da população.
FAXINAL – Homem é flagrado com cocaína durante abordagem da Polícia Militar
Um homem foi encaminhado à Polícia Militar por posse de drogas para consumo pessoal na noite de sexta-feira, 19 de junho de 2026, na região central de Faxinal.
De acordo com o boletim, a equipe realizava patrulhamento quando visualizou três indivíduos já conhecidos no meio policial por envolvimento com o uso de entorpecentes. Ao perceberem a aproximação da viatura, eles aceleraram o passo e um dos suspeitos, que vestia uma blusa de frio preta, dispensou um objeto no chão.
Diante da atitude suspeita, os policiais realizaram a abordagem. Durante a revista, foi encontrado um invólucro contendo substância análoga à cocaína escondido na capinha do celular do abordado. Outro invólucro da mesma substância foi localizado no local onde ele havia dispensado o objeto.
Ao todo, foram apreendidos 4,6 gramas de cocaína. O homem foi encaminhado ao Destacamento da Polícia Militar de Faxinal, onde foi lavrado um Termo de Compromisso de Comparecimento. Após os procedimentos legais, ele foi liberado. A droga foi apreendida e a ocorrência encaminhada para as providências cabíveis.
FAXINAL – Sepultamento do Jovem que morreu em confronto: Valdinei Aparecido Pinto
Será sepultado neste sábado, 20 de junho de 2026, no Cemitério Municipal de Faxinal, o corpo de Valdinei Aparecido Pinto de Mello, conhecido como “Cegonha”, de 32 anos. Conforme a nota de falecimento divulgada pela família e pela Aliança Unipax, o velório acontece na Capela Municipal dos Padres, com sepultamento marcado para as 16 horas.
A morte de Valdinei ocorreu na manhã de sexta-feira, 19 de junho, durante uma intervenção da Polícia Militar em Faxinal e continua repercutindo no município.
Ainda segundo a família, o rapaz era casado e pai de uma filha.
quarta-feira, 17 de junho de 2026
SOCIAL - Delegado Dr. Ricardo Mendes de aniversário
Faxinal - Ação do Junho Violeta reúne comunidade para debater a proteção e os direitos da pessoa idosa
A Secretaria Municipal de Promoção Social, promoveu, nesta terça-feira (15), uma importante ação voltada ao debate sobre a proteção e a garantia dos direitos da população idosa. O encontro, realizado no Centro de Convivência da Pessoa Idosa, integrou a programação oficial do “Junho Violeta”, mês dedicado à conscientização e ao enfrentamento global à violência contra a pessoa idosa.
A iniciativa reuniu integrantes dos grupos locais da terceira idade, representantes de Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs), profissionais de saúde e membros da sociedade civil organizada para discutir mecanismos institucionais de prevenção a abusos e negligências.
A programação do evento contou com uma palestra ministrada pelo Dr. Francisco Alfredo Ferreira, que detalhou os principais riscos sociais e de saúde enfrentados pela população idosa na atualidade. Durante a apresentação, foram abordadas as ferramentas legais para a identificação de situações de violência física, psicológica ou patrimonial, ressaltando o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários como fatores de proteção primária.
A secretária de Promoção Social, Selma Costa Santa Rosa, pontuou as metas da pasta com a realização do evento. “A campanha Junho Violeta atua como um instrumento técnico indispensável para consolidar a rede de proteção integrada do município. É dever do poder público e da sociedade civil a disseminação de informações corretas e o diálogo contínuo, ferramentas fundamentais para assegurar a dignidade, a segurança e o pleno cumprimento dos direitos garantidos por lei à população idosa”, declarou a secretária.
Como parte da programação, o evento realizou uma homenagem especial à moradora Maria Alves Aleixo. Nascida em 28 de fevereiro de 1918 e atualmente com 108 anos de idade, ela foi reconhecida institucionalmente como símbolo da longevidade e da identidade da comunidade faxinalense.
Ao término das atividades informativas, os participantes integraram uma confraternização que contou com a distribuição de brindes institucionais viabilizados com o apoio do comércio local.
O município relembra que os canais oficiais para denúncias de abusos funcionam de forma ininterrupta por meio dos seguintes contatos: Disque Direitos Humanos: Disque 100 e Polícia Militar: 190.
Kaloré - XIV Conferência Municipal de Saúde será realizada no dia 24 de junho
A Prefeitura de Kaloré, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizará no próximo dia 24 de junho a XIV Conferência Municipal de Saúde. O evento acontecerá das 8h30 às 12h, na Câmara Municipal, reunindo representantes da comunidade, profissionais da saúde, gestores, prestadores de serviços e demais segmentos da sociedade para discutir propostas e estratégias voltadas ao fortalecimento da saúde pública no município.
Com o tema “Saúde, Democracia, Soberania e SUS: Cuidar do Povo é Cuidar do Brasil”, a conferência tem como objetivo promover o diálogo entre poder público e população, avaliando as ações desenvolvidas na área da saúde e construindo diretrizes que contribuam para a melhoria dos serviços oferecidos à comunidade. A programação contará com palestra da especialista Juliana Ferreira Canassa Campitelli, que abordará temas relacionados ao Sistema Único de Saúde (SUS) e à participação social na formulação de políticas públicas.
A Conferência Municipal de Saúde é um importante instrumento de participação popular e planejamento, permitindo que as demandas da população sejam debatidas e transformadas em propostas para o aprimoramento da rede de atendimento. A administração municipal reforça o convite para que a população participe ativamente deste momento de construção coletiva em prol de uma saúde cada vez mais eficiente, acessível e humanizada.
segunda-feira, 15 de junho de 2026
Faxinal - Reginaldo Cruz conquista dois títulos na Copa Paraná de Motocross em Joaquim Távora
Jovens pilotos de São João do Ivaí brilham na Copa Paraná de Motocross
O grande destaque foi o piloto Gustavo Silveira Frez, de apenas 8 anos, que mostrou muita determinação e habilidade ao competir em duas categorias. Na categoria 50cc, considerada sua principal, Gustavo conquistou o lugar mais alto do pódio, garantindo o 1º lugar. Já na categoria 65cc, onde enfrentou pilotos mais experientes e utilizou uma motocicleta de 50 cilindradas, ele surpreendeu ao conquistar a 3ª colocação, demonstrando seu potencial e evolução no esporte.
Outro excelente resultado veio com Antônio Emídio da Silveira, de 12 anos, que também fez bonito nas disputas e garantiu o 1º lugar na categoria 65cc, consolidando mais uma importante conquista para São João do Ivaí.
Os resultados reforçam o talento dos jovens atletas, que vêm se dedicando aos treinamentos e acumulando conquistas em competições estaduais. O desempenho dos pilotos também conta com o importante apoio da AgroProduz, empresa patrocinadora dos atletas e incentivadora do esporte local.
Fonte - CANAL HP
BORRAZÓPOLIS – Nota de falecimento de Maria Caetano Pedroso, pioneira e mãe de dez filhos
Com profundo pesar, comunicamos o falecimento da senhora Maria Caetano Pedroso, aos 94 anos, ocorrido na madrugada desta segunda-feira, dia 15 de junho de 2026, no Hospital Municipal de Borrazópolis.
Dona Maria está sendo velada na Capela Mortuária de Borrazópolis. A Missa de corpo presente será celebrada nesta segunda-feira, e, em seguida, às 16 horas, ocorrerá o sepultamento no Cemitério Municipal de Borrazópolis.
Pioneira do município, Dona Maria construiu uma história marcada pelo trabalho, pela dedicação à família e pelos valores que transmitiu ao longo de sua vida. Mulher simples, forte e muito respeitada, sempre teve a admiração, o carinho e o amor dos filhos, netos, demais familiares e amigos. Sua trajetória é lembrada como um exemplo de perseverança, honestidade e dedicação.
Ela deixa enlutados os filhos: João Pedroso, Nelson Pedroso, Vilson Pedroso, Anézio Pedroso, Adilson Pedroso, Cid Pedroso, Helena Pedroso, Tereza Pedroso, Nair Pedroso e Lenir Pedroso, além dos netos, bisnetos e demais familiares.
A partida de Dona Maria representa a despedida de uma das pioneiras de Borrazópolis, uma mulher que ajudou a escrever a história da comunidade e que certamente deixará muitas saudades entre todos que tiveram o privilégio de conhecê-la.
Aos familiares e amigos, expressamos nossas mais sinceras condolências neste momento de dor e despedida. (Funerária Nossa Senhora de Lourdes)
sexta-feira, 12 de junho de 2026
FAXINAL – Mulher denuncia invasão de residência, ameaças e perseguição por parte de ex-convivente
Uma ocorrência de violação de domicílio mobilizou a Polícia Militar de Faxinal por volta das 13h de quinta-feira, dia 11 de junho de 2026. O caso foi registrado na Rua Yani de Oliveira Munhoz.
Segundo o boletim, a equipe foi acionada após uma mulher informar que seu ex-convivente havia invadido sua residência. Ao chegar ao local, os policiais encontraram a vítima e o homem na garagem da casa discutindo. A mulher solicitava a devolução de seu aparelho celular, que foi entregue pelo autor na presença da equipe.
Durante a abordagem, nada de ilícito foi encontrado com o suspeito. Em conversa com os policiais, a vítima relatou que o relacionamento terminou há cerca de duas semanas e que, desde então, vem sofrendo ameaças e perseguições. Conforme seu relato, o ex-companheiro teria afirmado que divulgaria conteúdos íntimos dela e que não a deixaria em paz em razão de desentendimentos relacionados à divisão de alguns bens.
Ainda segundo a denúncia, o homem entrou na residência para cobrar valores que teriam sido acordados anteriormente entre as partes.
Diante dos fatos, vítima e autor foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil para as providências cabíveis, após passarem pelo hospital para a confecção de laudo de lesão corporal. A mulher também manifestou interesse em solicitar Medida Protetiva de Urgência.
JANDAIA DO SUL – CAMINHÃO-TANQUE CARREGADO COM GÁS É ATINGIDO POR TREM
terça-feira, 9 de junho de 2026
FAXINAL - Faleceu o Sr. Dr. Antônio Enéias Salgado
segunda-feira, 8 de junho de 2026
Faxinal - 3ª Feijoada do Rancho Catavento
Faxinal - Cavalgado dos "Amigos do Bem" arrecada R$ 34 mil para o Lar São Vicente de Paulo
domingo, 7 de junho de 2026
Jovem fica ferido em acidente na PRC-466, em Jardim Alegre
Um jovem de 21 anos ficou ferido em um acidente registrado na madrugada deste domingo (7) na PRC-466, em Jardim Alegre.
De acordo com a Polícia Rodoviária Estadual, a ocorrência aconteceu por volta da 1h40, no quilômetro 98 da rodovia, e envolveu um Chevrolet Classic LS com placas de Mangueirinha.
O veículo era conduzido por Jeferson Leandro da Rosa Bello, que sofreu ferimentos e foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros ao Hospital Bom Jesus, em Ivaiporã.
Segundo o relatório policial, o automóvel seguia no sentido Lidianópolis–Jardim Alegre quando ocorreu um acidente de natureza não identificada.
Como não havia testemunhas nem pessoas capazes de relatar o que aconteceu, a dinâmica do acidente não pôde ser determinada no local. As circunstâncias deverão ser esclarecidas durante as investigações.
Uma pessoa morre e duas ficam gravemente feridas em acidente em Arapuã
| Foto: Polícia Rodoviária Estadual |
Acidente ocorreu em uma estrada rural de Arapuã na manhã deste domingo (7) e mobilizou equipes de resgate.
Uma pessoa morreu e outras duas ficaram gravemente feridas após um acidente de trânsito registrado na manhã deste domingo (7) em Arapuã, no Vale do Ivaí.
Segundo informações do Corpo de Bombeiros, a ocorrência foi atendida às 6h08 em uma estrada rural do município na PR 850, no sentido de Ivaiporã a Arapuã. As vítimas estavam em um Fiat Palio Fire que caiu em uma caixa de retenção de águas.
As equipes de resgate confirmaram a morte de uma mulher no local. Outras duas mulheres sofreram politraumatismos e foram classificadas com código 3, indicação utilizada para casos considerados graves.
Os socorristas prestaram atendimento às vítimas feridas e realizaram os procedimentos necessários no local da ocorrência. Elas foram encaminhadas ao Hospital Bom Jesus em Ivaiporã.
Até o momento, não foram divulgadas informações sobre a identidade das pessoas envolvidas. As causas do acidente ainda não foram informadas e deverão ser apuradas pelas autoridades competentes.
sexta-feira, 5 de junho de 2026
Mauá da Serra: Homem é atingido por facadas após briga em bar
Um caso de homem atingido por facadas em Mauá da Serra mobilizou equipes de saúde e da Polícia Militar na noite de quinta-feira (4). A vítima, de 39 anos, sofreu ferimentos graves após uma confusão em um bar no bairro 20 Casas e precisou ser transferida para atendimento médico em Apucarana.
Segundo a Polícia Militar, os agentes foram acionados após a entrada do homem no posto de saúde municipal. Durante o atendimento médico, ele contou aos policiais como a situação aconteceu.
De acordo com o relato, ele estava consumindo bebida alcoólica no estabelecimento quando iniciou uma discussão com o proprietário do bar, de 59 anos. A divergência evoluiu para uma briga e os envolvidos se separaram momentaneamente.
Ainda conforme a versão apresentada à polícia, o cliente deixou o local, foi até sua residência e retornou ao estabelecimento portando uma faca. Antes que conseguisse atingir o comerciante, acabou sendo ferido com dois golpes na região do tórax.
Diante da gravidade dos ferimentos, a equipe médica decidiu encaminhar o paciente ao Hospital da Providência, em Apucarana, para atendimento de urgência.
Após receber as informações, os policiais realizaram buscas no local onde ocorreu a confusão. No entanto, o bar já estava fechado e o suspeito não foi encontrado.
A ocorrência foi encaminhada à Polícia Civil de Marilândia do Sul, que ficará responsável pela investigação do caso.
Fonte - Ivan Maldonado
2º Festival de Calouros de Lidianópolis
A Prefeitura de Lidianópolis anunciou a realização do 2º Festival de Calouros, evento que promete valorizar talentos locais e regionais em uma grande celebração cultural. A apresentação está marcada para o dia 5 de junho, no Centro de Eventos do município.
Com o tema voltado à valorização artística, o festival contará com três categorias: Popular Livre, Sertanejo e Infantil. Os participantes concorrerão a premiações em dinheiro, sendo R$ 1.200 para o primeiro lugar, R$ 700 para o segundo e R$ 300 para o terceiro colocado em cada categoria.
Além de incentivar novos talentos, o evento também busca promover a integração da comunidade, reunindo público, artistas e apoiadores em uma noite de música e entretenimento. A organização convida a população para prestigiar, torcer e celebrar juntos mais uma edição do festival, que já se consolida como destaque no calendário cultural da cidade.
quinta-feira, 4 de junho de 2026
Faxinal - Acidente na entrada dos conjuntos JK e Nutrimil
quarta-feira, 3 de junho de 2026
FAXINAL: ROTAM APREENDE 272 GRAMAS DE MACONHA E PRENDE MULHER POR TRÁFICO
terça-feira, 2 de junho de 2026
Faxinal - Faleceu a Srª Doraci Cordeiro dos Santos
domingo, 31 de maio de 2026
LUTO - Árbitra de Futsal de Manoel Ribas morreu vítima de acidente
Um grave acidente registrado na madrugada deste domingo, 31 de maio de 2026, resultou na morte de uma mulher no entroncamento da PR-082 com a PRC-466, em Jardim Alegre.
De acordo com informações da Polícia Rodoviária Estadual, o sinistro foi atendido por volta das 3h15 da manhã, no km 97 mais 70 metros da PRC-466.
O veículo envolvido foi um Ford Ka, com placas de Manoel Ribas. A condutora, Francieli Herdt Ascari, de 32 anos, não resistiu aos ferimentos e morreu no local. Ela era árbitra de futsal, prima do jornalista Lucas Herdt, de Manoel Ribas e deixou um filho de cinco anos.
Uma passageira que estava no automóvel, Chris Jheny dos Santos Cherevati, de 34 anos, sofreu ferimentos e foi socorrida, sendo encaminhada ao Hospital Bom Jesus, em Ivaiporã, para atendimento médico.
Segundo levantamento realizado pela equipe da Polícia Rodoviária Estadual, o veículo possivelmente trafegava pela PR-082, no sentido Lunardelli ao trevo, quando, ao chegar ao entroncamento com a PRC-466, envolveu-se em um acidente. Como não havia testemunhas ou declarantes no local, a natureza exata do sinistro não pôde ser identificada pelas autoridades. A princípio ela cruzou a pista, avançou por sobre um barranco e atingiu uma árvore.
A Polícia Rodoviária confeccionou o Boletim de Ocorrência e realizou os procedimentos necessários no local. As causas do acidente deverão ser apuradas pelas autoridades competentes.
A ocorrência foi atendida pelos policiais rodoviários Cabo Costa e Soldado Troi, da 2ª Companhia do Batalhão de Polícia Rodoviária. O Corpo de Bombeiros de Ivaiporã fez o resgate.